QDC Bifasico – Como montar um? 

No conteúdo de hoje vamos te dar todos o Passo a Passo de como montar um QDC bifasico, além de te contar as principais dificuldades que os eletricistas profissionais encontram na sua rotina de trabalho. 

Dito isto, se você não é um especialista em elétrica e precisa montar ou refazer o QDC bifasico da sua residência, nosso conselho é que chame um eletricista profissional de confiança para realizar este serviço. 

Só ele, com todas as suas habilidades, poderá garantir a qualidade e segurança para o seu lar. 

Vamos dar inicio as nossas dicas? 

O que eu preciso para montar um QDC bifasico? 

Antes de qualquer coisa, para garantir a segurança nesta atividade, sempre trabalhe com circuitos desenergizados, ninguém quer sair levando choque, não é mesmo? 

No Sudeste, a atenção é 127 volts fase-neutro e 220 fase-fase. Então, de acordo com essa informação os componentes do quadro serão: 

  • Dois trilhos.
  • Componentes de proteção.
  • Dois barramentos: um para cabos neutros e outro para cabos de terra.
  • Os cabos da concessionária possuem 10 mm de seção: duas fases (preta e vermelha), um neutro (azul) e um cabo de proteção (terra verde).

Já para o componentes de proteção, vamos precisar de: 

  • Disjuntor bipolar de 50 amperes – protege os cabos;
  • Dois DPS – proteção contra sobretensões causadas por descargas atmosféricas;
  • Classe 2, instalados no quadro;
  • 175 volts, mínimo;
  • IDR tetra – detecta correntes de fuga e proteger pessoas contra choques;
  • Classe A, 63 amperes corrente nominal e 30 mA sensibilidade.

Mas, afinal, como é realizada a montagem e distribuição de um QDC bifasico? 

Resumidamente, vamos te contar todo o Passo a Passo e como deve ser feito seguindo as normas regulamentadoras que, neste caso, é a NBR 5410, ITEM 63522. Veja só: 

  • Conecte neutro e terra via conector split bold; 
  • Vamos precisar de disjuntores dos seis circuitos: Bipolar de 40 amperes para o chuveiro e Bipolar de 16 amperes para ar condicionado split; 
  • Também precisaremos de 20 amperes para tomada de uso específico, 20 amperes para tomadas gerais da cozinha e lavanderia, 16 amperes para tomadas gerais do resto da casa, 10 amperes para iluminação.

Agora, na ligação e distribuição dos cabos, vamos precisar fazer da seguinte forma: 

  • Ligar terra no barramento;
  • Passar neutro pelo IDR antes de se ligar ao barramento;
  • Conferir fases que passam pelo disjuntor geral;
  • Cabos de 6mm para o chuveiro; 
  • Cabos de 2,5mm para ar condicionado, tomadas específicas e gerais; 
  • Cabos de 1mm para iluminação.

Esse foi apenas um resumo de tudo o que deve ser pensado ao construir um QDC bifasico e lembre-se sempre: a segurança deve ser sempre a prioridade. 

Para profissionais, faça um trabalho correto e de qualidade para evitar problemas futuros. Já para clientes, valorize bons profissionais e não coloque economia acima da segurança. 

Quais os desafios de um eletricista profissional?

Refazer o QDC Bifasico

Numa semana particularmente agitada, peguei um serviço que parecia ter saído de um filme de suspense. Estava diante de uma obra onde, para minha surpresa, rolou um curto-circuito no ramal de alimentação. E os cabos? 

Pareciam ter saído de um pesadelo, todos derretidos e grudados na tubulação. Essa situação parecia um desafio digno de Hércules! A missão era clara: localizar a obstrução, destruir parte da parede e colocar a mão na massa para restabelecer a energia. 

Mas, afinal,  e o QDC Bifasico? 

Ah, diríamos que estava precisando de uma boa repaginada. Mas, com dedicação e responsabilidade, fizemos a transformação. O que antes era um retrato do caos tornou-se uma obra-prima da engenharia elétrica.

Outros desafios relacionados à QDC Bifasico 

Mas, como toda boa saga, a história não parou por aí. Certa vez, recebi uma ligação de um cliente que estava com problemas elétricos em casa. 

Em outras palavras, ele tinha se mudado recentemente e, acredite se quiser, metade de sua casa estava literalmente no escuro. Chegando ao local, adivinhe o que encontrei? 

Um QDC bifásico 220 volts dando sopa para problemas. 

E depois de algumas investigações e testes, a revelação: um curto-circuito havia comprometido um dos fios. Para complicar ainda mais, o quadro de distribuição estava uma verdadeira bagunça, com cabos mal dimensionados e sem a mínima organização.

Como foi transformar esse QDC? 

Primeiro, identificamos todos os circuitos e desligamos a energia, essa é a etapa mais importante, pois ela garante a sua segurança. A etapa seguinte foi a desmontagem e a análise criteriosa do que precisava ser feito. 

Desse modo, o processo de renovação foi minucioso: 

  • Substituição de cabos;
  • Correção de conexões;
  • Instalação de novos disjuntores. 

Portanto, qual foi o resultado? Parecia que aquele QDC bifásico tinha passado por um spa elétrico! De um estado caótico, ele se transformou em um exemplo de organização e eficiência.

Conclusão

Neste conteúdo nosso objetivo era tirar todas as suas dúvidas quanto a construção de um QDC bifasico, sendo assim, esperamos ter cumprido com o objetivo! 

Dito isto, vou reforçar que sempre tem aqueles clientes curiosos que trazem suas dúvidas. Uma das mais comuns é sobre a ausência do DR em algumas instalações. 

Por mais que a tentação seja grande, é preciso ter cautela.

Sendo assim, em instalações que não foram feitas por profissionais experientes, é arriscado adicionar esse dispositivo sem uma avaliação e reforma completa. Por isso, a segurança é primordial e é preciso conscientizar o cliente sobre os riscos envolvidos. 

Porque, no fim das contas, sempre é bom reforçar:  a segurança deve sempre vir em primeiro lugar!